quinta-feira, 5 de outubro de 2017

0199 O homem das pernas altas - Memorando sobre as técnicas a utilizar

-->
Primeiro fiz o personagem muito por influência de algumas músicas do Tom Waits . Nessa altura eram só alguns desenhos de um personagem trôpego que poderia estar num ambiente de coisas velhas, geringonças e carroceis, ferrolhos e pregos ferrugentos. Fui voltando a ele por várias vezes e construindo uma narrativa tentando encontrar a sua personalidade e ambiente onde ele se poderia mover. Pelo aspecto vitoriano do personagem usei sempre tinta da china e é o que me parece mais indicado para a imagem do filme. Material de desenho e escrita dessa época como a tinta da china desenhada com aparo e pincel e a aguarela ou ecolines. O desenho a tinta da china poderá conferir uma boa elasticidade à animação o que poderá ser interessante para a dinâmica que quero que o filme tenha com muitos movimentos de câmara que acompanham a constante movimentação do personagem e dos cartões do realejo que voam pela cidade.



A animação pretendo que seja realizada pelo método tradicional, desenho a desenho sobre papel e posteriormente traçada a tinta da china. Na parte final do filme quando entra cor será em aguarela e/ou ecolines. Deverá ter também o auxílio de programas como Photoshop e After Effects em algumas soluções ligadas à pintura sem nunca perder o aspecto do desenho com um carácter bastante manual o que poderão reforçar a ideia de singularidade inerente ao filme.



A banda-sonora do filme deverá ter o som do realejo e situar-se nos ritmos dançáveis da rumba e da valsa mas com uma patine algo sombria. Com um balanço que propicie alguma suspensão nos passos largos do personagem a melodia deverá escorrer de modo crescente até que atinja um climax muito perto fim do filme. Antes desse clímax entrarão outros instrumentos como clarinetes, uma tuba e um contrabaixo todos eles tocados por personagens do filme. A sincronia será um elemento muito importante a explorar e que acompanhará o desenrolar dos acontecimentos da narrativa e por essa razão criar a banda-sonora deverá ser um dos pontos de partida na pré-produção. 

Sem comentários: